Bahia ignora lei com ICMS da energia

O Governo da Bahia abaixou o valor de referência sobre o qual é calculado o ICMS dos combustíveis, porém continua ignorando a lei, que também manda reduzir o imposto sobre as contas de energia elétrica, telefonia, internet e transporte público para no máximo 17%.

Na Bahia, todos eles são de 28% e continuam neste patamar, gerando pelo menos um mês de prejuízo para os usuários residenciais e comerciais, inclusive de baixa renda. “Imagine a vergonha que a Bahia está passando perante todo o Brasil,” afirmou o candidato a governador João Roma.

O ex-ministro da Cidadania, criador do Auxílio Brasil, se diz indignado com o fato de o governador Rui Costa (PT) ser um dos 12 que moveu ação no Supremo Tribunal Federal contra lei que limitou em 17% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis. “Pense em um absurdo, na Bahia há um precedente”, lembrou, citando Otávio Mangabeira.

“Está na hora de o governador Rui Costa se sensibilizar. É uma grande covardia do governo não diminuir esses impostos. A Bahia é o estado que tem o combustível mais caro do Brasil”. Roma contou que, na semana passada, o valor do litro da gasolina já havia baixado R$ 0,70 nos postos de Distrito Federal e agora já reduziu R$ 2.

Nesta terça o Sindicombustíveis Bahia cobrou do governador Rui Costa que cumpra a lei. Ele diz em nota que a redução dos tributos é um pleito antigo da categoria e a entidade enxerga como bastante positivo o corte dos tributos federais, como CIDE, PIS e COFINS sobre a gasolina e PIS e COFINS sobre etanol e gás veicular.

Ele foi determinado pelo Presidente Bolsonaro em lei. O Sindicombustíveis Bahia diz que também reconhece o congelamento do ICMS pelo Governo do Estado, porém espera que Rui Costa reduza a alíquota do imposto, como já fizeram 20 estados e o DF.

18:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm