Bahia "ganha" mais um título negativo

A Bahia tem mais um título nacional negativo. Baianópolis é a campeã de desmatamento da Mata Atlântica no Brasil pelo segundo ano seguido, 2020 e 2021, segundo o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, feito pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baianópolis perdeu 1.685 hectares em apenas um ano, o equivalente a mais de 22 mil campos de futebol. Para Luís Fernando Pinto, diretor da SOS, "é muito grave que tenhamos um único município destruindo, todos os dias, uma área de Mata Atlântica equivalente a quatro campos de futebol. Trata-se de uma situação crítica".

Ele alerta que o desmatamento afeta diretamente a qualidade do ar, a regulação do clima e a água potável. A pesquisa mostra desmatamento em 602 dos 3.429 municípios que compõem o bioma Mata Atlântica e dez cidades concentraram 27% das derrubadas, em Minas Gerais, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Pelo portal Aquitemmata.org.br foi possível descobrir que Itabuna não tem nem um hectare de mata, enquanto Ilhéus tem 32 mil ha, Canavieiras tem 26 mil ha, Una possui 44 mil ha, Itacaré 23 mil e Uruçuca 7,8 mil ha, quase todos no distrito de Serra Grande. E é o que mais desamata na região.

Considerando todo o Brasil, de 2020 a 2021 foram desmatados 21.642 hectares. As consequências, segundo Luís, não são apenas locais. “A Mata Atlântica é um dos biomas que precisam ser restaurados com mais urgência para atingirmos a meta de redução de 1,5°C de aquecimento global estabelecida no Acordo de Paris".

18:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm