Algodão baiano tem aumento na safra

A Bahia, que é o segundo maior produtor de algodão, atrás de Mato Grosso, apresentou um aumento de 15,4% da área plantada durante a safra passada. Os dados são do 10° Levantamento da Safra de Grãos, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento.

A produção de algodão neste ciclo também deve ser superior à observada na safra 2020/21, com estimativa de crescimento de 7,9%, podendo alcançar 1,37 milhões de toneladas de algodão em caroço. A expansão foi impulsionada pelo aumento da área cultivada.

Apesar disso, a irregularidade na distribuição das chuvas causou uma queda de 6,5% na produtividade. Na Bahia, as lavouras de sequeiro estão em fase de colheita, enquanto que as irrigadas estão em fase de formação de maçãs, com ótimo desenvolvimento.

A produção baiana de milho também cresceu, em 25%, devendo colher 3,4 milhões de toneladas. A colheita do milho de primeira safra está em andamento, alcançando 90% da área semeada, com o clima seco favorecendo o avanço. Já a segunda safra vai sofrer com a falta de chuvas.

Por fim, o milho 3° safra apresentou aumento de área cultivada devido à expectativa de alta nas cotações, com aumento no consumo e boa produtividade. Esta expansão se dá sobre áreas de pastagens e de outras culturas. As lavouras se encontram nas fases de desenvolvimento vegetativo, floração, enchimento de grãos.

Com a tendência de aumento nos preços, foi registrado incremento de 6,7% na área cultivada da mamona e um expressivo aumento de 57,3% na produtividade, registrando média de 900 kg/ha. Com isso, a produção alcança 42,8 mil toneladas, um aumento de 67,8% em relação à safra anterior.

Já a produção de sorgo deve fechar o ciclo em 293,5 mil toneladas, um aumento de 98% em relação à safra anterior, de 148,2 mil toneladas, devido à expansão de 73,7% na área plantada. As lavouras estão em fase de floração e enchimento de grãos, sendo cultivadas por grandes produtores.

18:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm