VS apreende chá terapêutico sem selo

A Vigilância Sanitária de Itabuna apreendeu cerca de 500 frascos de chás terapêuticos sem registro da Anvisa, além de outros produtos irregulares. A mercadoria ilegal era vendida em três lojas da Rua Rui Barbosa, no centro. Segundo o farmacêutico Bruno Coelho, responsável pela operação, havia uma divergência na classificação dos produtos.

Eles estavam sendo classificados como alimento, por ser apresentados no formato de chá, mas o fabricante atribuía um uso terapêutico ao produto e todo terapêutico precisa ter o registro da Anvisa. O material foi apreendido, as lojas notificadas, o alvará sanitário suspenso e o produto incinerado.

Bruno explica que o alvará só será liberado depois de comprovada a regularização. Paralelo com a apreensão, os agentes da Vigilência Sanitária fizeram um trabalho educativo, com orientações importantes sobre esse tipo de conduta por parte dos comerciantes.

As apreensões foram parte das ações de rotina. Outra atendeu uma denúncia sobre o funcionamento irregular de um fabricante de produtos terapêuticos. A secretaria foi à suposta fábrica, que funciona no bairro Santa Inês, e começou uma investigação para comprovar o crime.

“O consumidor de produtos dessa natureza devem ficar alertas para identificar terapêuticos que podem estar sendo comercializados irregularmente”, diz Bruno. O farmacêutico orienta o consumidor a observar detalhes importantes nas embalagens, como a indicação terapêutica, o registro na Anvisa e o CNPJ.

17:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm