Vereador se indigna com Bahia violenta

O vereador de Salvador Joceval Rodrigues, que é candidato a deputado federal, está indignado com os dados apresentados pelo 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que aponta Salvador como a segunda capital do país em mortes violentas e a Bahia como o Estado com mais homicídios.

“Esses dados são estarrecedores e isso precisa mudar urgente”, disse. Segundo o estudo, entre 2021 e 2020, Salvador foi a segunda capital com mais mortes violentas por 100 mil habitantes. A taxa na capital baiana foi de 55,6 no período.

Os dados do anuário apontam também que oito cidades baianas com mais de 100 mil habitantes figuram na lista das que possuem as maiores taxas médias de mortes violentas intencionais entre 2019 e 2021: Feira de Santana, Simões Filho, Camaçari, Ilhéus, Alagoinhas, Juazeiro, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Ainda de acordo com o levantamento, a Bahia acumulou o maior número de mortes violentas de todo o país, 6.734, quase o dobro de São Paulo, estado três vezes maior, que registrou 3.666. Joceval Rodrigues afirma que há mais de 10 anos a Bahia ocupa posições vexatórias no que diz respeito à violência, assim como Salvador.

Para ele, a falta de investimento contínuo em segurança, bem como de políticas públicas eficazes, são fatores que corroboram para que a sociedade conviva com medo diário e o terror da violência. “Claramente a nossa polícia precisa de mais valorização e de melhores condições para trabalhar".

"Não podemos continuar permitindo que a violência domine nossa Bahia e a amada capital Salvador. Para mudar este cenário, precisamos investir forte em tecnologia, educação e trabalho, o que só possível por meio de políticas concretas e direcionadas”, considera.

O parlamentar disse, ainda, que o assunto da segurança pública vem sendo negligenciado por anos na Bahia e em Salvador, mas ele demonstrou esperança de transformação deste cenário com a possibilidade da eleição de um novo grupo político e a saída do PT que, depois de 16 anos, não reduziu a violência.

15:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm