Itabuna sai do alerta vermelho da dengue

O último boletim da Vigilância Epidemiológica de Itabuna sobre a dengue mostra uma queda constante, nos últimos dias, dos casos notificados da doença. Com isso, Itabuna volta ao Alerta Laranja, deixando a situação de Alerta Vermelho epidêmico.

Desde o dia 7 até o dia 14, o decréscimo foi de mais de 70% em relação à semana anterior, contabilizando aumento de apenas 22 casos (de 31 a 7 o aumento foi de 241). Além disso, do dia 3 ao 14, houve estagnação nos casos de Zika (23) e aumento de apenas 6 casos de chikungunya e dengue, comparados à semana anterior.

Hoje a cidade tem 2.637 casos de arboviroses, sendo 1.396 de dengue, 218 de chikungunya e 23 de zika. Itabuna está de volta ao Alerta Laranja, junto com Coaraci, Santa Cruz da Vitória, Ibicaraí e Maraú, enquanto Itajuípe, Barro Preto, Almadina e Gongogi permanecem em alerta epidêmico.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, a queda se dá pelo trabalho contínuo e intenso dos Mutirões de Combate ao Aedes aegypti, com equipes de agentes de combate às endemias, comunitários de saúde e de vigilância epidemiológica, bem como secretarias como Infraestrutura e Urbanismo.

“Até agora, já foram visitados 15 bairros e os mutirões não param. Na próxima terça-feira, visitaremos o Bairro João Soares, seguindo critérios de prioridade das localidades com maior nível de infestação e incidência de casos”, afirmou Maristella.

“Essa regressão no aumento de casos é fruto do trabalho e empenho da Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias  municipais envolvidas no combate à dengue. A luta continua e a população precisa ser  nossa aliada contra o Aedes Aegypti”.

17:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm