Ilhéus inaugura Vila Cultural Junina

Ilhéus inaugurou, no sábado passado, sua Vila Cultural Junina, montada na Avenida Soares e que integra o circuito do Viva Ilhéus, a festa dos 488 anos da cidade. O local terá uma ampla programação cultural, voltada para os moradores e turistas, seguindo até 28 de junho.

A programação de abertura da Vila Cultural Junina incluiu apresentação do Bumba Meu Boi, com o Grupo Folclórico Reisado, de Juerana; Quadrilha Junina Forró Bohana, do bairro Hernani Sá; e o Grupo de Teatro Maktub, além de shows com a Banda Cartão Postal e Roberto Santana.

Segundo o vice-prefeito Bebeto, ela foi construída para ser "uma alternativa de resgate da cultura junina e valorização dos artistas locais, constituindo-se como espaço de encontro entre as famílias," além de impulsionar a renda durante os festejos juninos.

O coordenador da Vila, Ederjúnior, conta que cerca de 100 barracas foram instaladas no local, para vender artesanato, bebidas e comidas típicas. Uma delas é comandada pela comerciante Tatiana Silva, que festeja a volta das atividades depois de dois anos e a possibilidade de reforçar a renda.

“Depois dessa pandemia de dois anos, a gente poder fazer um forró desse é maravilhoso. Eu estou gostando bastante, porque é uma renda para nossa família, para Ilhéus e para a cultura. E o povo tem que vir, vamos arrastar o pé e soltar a poeira”, disse a comerciante Tatiana Silva.

“A gente não pode deixar a nossa cultura cair no esquecimento. A quadrilha junina é uma tradição centenária. Eu parabenizo o Município em poder resgatar, continuar fomentando a cultura e reunindo a comunidade para fortalecer ainda mais a tradição junina”, comentou Ciro Nonato, organizador da Quadrilha Forró Bohana.

17:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm