GAP impede a poda ilegal em Ilhéus

Os voluntários do Grupo de Amigos da Praia (GAP) impediu mais uma poda de árvores indevida na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Na quarta-feira, funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos tentaram fazer um corte de galhos que está suspenso desde 2020, depois de uma ação de improbidade administrativa.

A Justiça mandou a Prefeitura suspender a atividade depois que o coletivo Preserva Ilhéus coletou 20 mil assinaturas para a petição. Segundo a advogada Jurema Cintra, a ação da prefeitura contém várias ilegalidades. "Os servidores não tinham ordem de serviço, não usavam equipamentos de proteção".

"Eles também não seguiam as normas técnicas previstas para poda em áreas urbanas. O que a prefeitura está fazendo não é poda, é mutilação", explica. Ela chama a atenção para o fato de que as árvores da avenida, assim como em outros locais, servem de morada para milhares de aves, embelezam e humanizam a paisagem.

O corte foi suspenso depois de intervenção da Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), que verificou a falta da ordem de serviço ou autorização ambiental. Os agentes orientaram os servidores e os secretários municipais de Meio Ambiente, Diego Messias, e de Serviços Urbanos, João Aquino.

Depois desta ocorrẽncia, o Preserva Ilhéus pediu o revigoramento da liminar concedida pela 1ª Vara de Fazenda Pública de Ilhéus em 2020, que proíbe o corte de árvores na Avenida Soares Lopes e na zona urbana.

16:14  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm