Festa Literária de Ilhéus será em julho

A Academia de Letras e a Editus - Editora da Uesc lançaram a 5ª Festa Literária de Ilhéus (FLI), com o tema “Literatura e utopias do imaginário”. Ela acontece de 13 a 16 de julho, e reúne dois eventos literários já consagrados na região, a Feira do Livro da Uesc e o Festival Literário de Ilhéus (FLIOS).

A iniciativa traz atividades culturais, venda de livros, ações para o público infantil, workshops e rodas de conversas. O objetivo é valorizar a literatura universal sulbaiana, fomentar a leitura e a formação de novos escritores. A abertura oficial acontece dia 13, às 19 horas, no Palácio Paranaguá.

Na ocasião, será feita a solenidade de entega do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia, que comemora os 26 anos de criação da Editus, seguido de conferência com a psicóloga e escritora Viviane Mosé. O homenageado deste ano é o professor, escritor e babalorixá Rui do Carmo Póvoas.

A programação, no dia 14, conta com o bate-papo “A poesia modernista na contemporaneidade”, às 9 horas, também no Palácio Paranaguá, com a participação dos escritores Aleilton Fonseca, André Rosa, Cátia Hughes e Geraldo Lavigne.

Depois, às 14 horas, nova mesa com o bate-papo “Fernando Leite Mendes, um cronista esquecido”, com os escritores Cyro De Mattos, Ivo Korytowski, Pawlo Cidade e Wilson Mendes. Às 16 horas, a mesa reunirá as escritoras Elisa Oliveira, Kali Oliveira, Luh Oliveira e Neila Brasil em “A arte e a vez de escrever para crianças”.

Às 18 horas, haverá o lançamento coletivo de livros com autores independentes. O FLI continua no dia 15, às 9 horas, com Elis Matos, Iran Melo e Tales Pereira no bate-papo “Todas, todos e todes: uma questão de gênero e linguagem”. Às 14 horas, Edgard Abbehusen, Julianna Torezani e Rita Virginia Argollo falam de “Redes sociais: entre a arte e o controle.”

Os poetas Fabrício Brandão, Jane Hilda Badaró, Maria Luiza Heine e Tcharly Briglia se reúnem às 16 horas para discutir “Poesia, arte e internet”. Às 18 horas, acontecerá um sarau lítero-musical. O último dia começa às 10 horas, com o bate-papo “Corpos dançantes: música, literatura e artivismo”.

Ele contará com as presenças de Karen Ramos, Milena Magalhães e Thiago Soares, e será seguido, às 15 horas, pelo sul-africano Mlungisi Mkhonza conversando com os professores Rodrigo Bomfim e Rodrigo Felha sobre “Favela, juventudes e narrativas do mundo”.

A programação terá continuidade às 17 horas, com o lançamento de livros da Editus. Em seguida, às 18 horas, a conferência de encerramento será com o escritor carioca Jeferson Tenório, sobre “O avesso da pele”. Depois, às 19h30, será apresentado o show da artista Ligia Callaz, também no Palácio Paranaguá.

A programação da 5ª Festa Literária de Ilhéus oferece dois workshops gratuitos, que acontecem na Academia de Letras de Ilhéus. Um sobre “A Arte da Escrita”, pelo premiado escritor Ivo Korytowski, no dia 14, das 9 às 12 horas. O outro, no dia 15, é “Transformando Ideias em Contos”, com a professora e escritora Neila Brasil.

https://doity.com.br/festaliterariadeilheus

16:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm