Bahia só tem uma festa junina verdadeira

A Bahia está cheia de festas, públicas e particulares, se anunciando como "de São João" ou "de São Pedro", usando slogans como "mantendo a tradição" ou "forró de raiz". O problema é que todas elas têm pouco a ver com a tradicional festa junina, usando arrocha, brega, sertanejo e até axé no lugar do forró, xote e baião.

"Desfiguraram completamente as festas juninas e tentam vender arrocha com sanfona como se fosse forró. Considero uma vergonha para a Bahia, que sempre manteve a tradição nesta época. Por isso, vamos promover uma festa junina de verdade, só com forró, xote e baião. É provável que seja a única de verdade".

A afirmação é de Marcel Leal, CEO da rádio Morena FM, de Itabuna, responsável por difundir o forró como música para o ano inteiro no início dos anos 90. A festa é o Xamego da Morena, uma programação com 170 horas só com o ritmo tradicional, 24h por dia, divididas entre o São João e o São Pedro.

No "palco", nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José, Elba Ramalho, Targino Gondim, Estakazero, Falamansa, Cacau Com Leite, Calcinha Preta, Trio Nordestino, Adelmário Coelho, Cangaia de Jegue, Forró do Karoá, Mel de Cacau, Silvano Junior, Magníficos, Calcinha Preta, Originais do Forró e muitos outros.

"Temos um dos maiores acervos de forró do rádio brasileiro, por isso é fácil para nós fazer 170 horas de forró sem muita repetição," explica Marcel. O Xamego da Morena tem mais de 30 anos e é usado pela maioria dos 'arraias' de casa, de rua e de fazenda do sul da Bahia como atração musical.

Quando começou, a audiência do Xamego ficava restrita a Itabuna e as cidades em volta, sintonizadas em 98,7Mhz. Porém, com a chegada da internet ele ganhou ouvintes em todo o país e no exterior, através do site morenafm.com, que tem um player; do app Android bit.ly/appmorenafm, ou do TuneIn para fones iOS.

"Muita gente pareia o celular com o som do carro via Bluetooth e ouve a Morena FM como se ela fosse local," conta Marcel. Mas a última novidade foi o advento dos aparelhos Echo, da Amazon. "Se tiver Echo, basta dizer 'Alexa, toque a Morena FM' que ela entra na hora".

17:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm