BA-001 urbana requer faixas elevadas

O atropelamento de uma dentista no trecho duplicado da BA-001 entre o Opaba e a Praia do Sul, considerado urbano, foi planejado sem levar em conta os pedestres. As faixas para eles são poucas e nenhuma é elevada, o que diminuiria a velocidade dos motoristas e exigiria mais atenção por parte deles.

As faixas elevadas são usadas em cidades como Itabuna, onde duas faixas elevadas evitam o excesso de velocidade e protegem os pedestres na avenida Princesa Isabel. Elas são ainda mais importantes em locais como a frente da Faculdade de Ilhéus, onde o fluxo de estudantes é grande à noite, quando a visibilidade é menor.

Também é consenso, entre moradores, pedestres e analistas de trânsito que falata fiscalização. Um trecho duplicado longo incentiva a velocidade, por isso precisa se semáforos, radares e presença física do policiamento, mas nada disso foi previsto pelo governo do estado, responsável pela estrada.

O Jornal das Sete, da rádio Morena FM, lembra que ela foi feita com pressa para aproveitar a campanha eleitoral de 2020. Depois do pleito a obra teve o ritmo reduzido e só foi entregue em maio de 2021. A pressa em fazer o projeto e iniciar a obra acabou deixando de lado o cuidado com os pedestres. Agora os moradores querem que seja readequada.

A professoa Peolla Paula, especialista em mobilidade urbana, em entrevista ao site O Tabuleiro afirmou que a BA-001 é "uma obra que não considera as pessoas desde o começo do projeto". Ela revela que o trecho onde aconteceu acidente tinha previsão de uma faixa elevada de pedestres.

"Nunca houve dúvidas da necessidade, especialmente por conta dos alunos da faculdade que estudam à noite e sofrem com a visibilidade reduzida". Para ela, faltam as faixas, radares, fiscalização e "a diminuição da velocidade de 60 km/h para 50 km/h, o padrão de cidade".

18:41  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm