Safra de grãos da Bahia deve ter aumento

A Bahia deve ter aumento em toda a safra de grãos no ano ganhando um incremento de 9,9% na safra 2021/22 sobre a anterior, chegando a um volume de 11,8 milhões de toneladas, principalmente no oeste baiano. A área a ser plantada com grãos também deve ser ampliada em 5,6% e chegar a 3,47 milhões de hectares.

O resultado da safra baiana foi divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), junto com os números da produção nacional. Na Bahia, alguns produtos, como a soja e o feijão, já estão com a colheita iniciada.

Também já é feito o plantio das culturas de 2ª safra, como feijão e milho. Segundo a Conab, as chuvas que vêm ocorrendo nos últimos meses trouxeram perspectivas bastante favoráveis para parte dos cultivos, porém o excesso em algumas regiões preocupa.

Clima tem ajudado

Em fevereiro, as chuvas diminuíram em muitas localidades e cada cultura sofreu um impacto diferente, mas a maioria delas foi beneficiada com o clima. Diferente de alguns estados onde a falta oun excesso de chuva diminuiu algumas previsões, na Bahia só aumentou.

A soja, sozinha, representa 59,41% de toda a expectativa de produção no estado, com 7,02 milhões de toneladas. O milho, com uma fatia de 28,5%, deve chegar a 3,36 milhões de toneladas. O algodão pode ir a 1,44 milhão de toneladas (+14,4%), e o feijão a 327 mil toneladas (+49,1%).

O sorgo tem previsão de 152,6 mil t, a mamona de 42 mil t, o trigo de 34,6 mil t e o amendoim de 1,4 mil t. As boas safras vão ajudar a derrubar os preços e diminir a inflação no país. A pesquisa de campo foi realizada de 21 a 25 de fevereiro, quando o da 1ª safra já foi concluído nas principais regiões.

1:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm