PP desembarca oficialmente do governo

O PP avisou oficialmente ao governador Rui Costa (PT) que está desembarcando do governo e da parceria. Pelo menos não fez isso pela imprensa, como Jaques Wagner ao anunciar, numa rádio de Salvador, que tudo o que combinou com João Leão ia ser ignorado.

O vice-governador João Leão assumiria o governo baiano por 9 meses, com a candidatura de Rui Costa a senador. Depois que o PT quebrou o acertado, o PP se revoltou com o descaso. Ainda houve conversa de Leão com o ex-presidiário Lula, que preferiu manter a chapa sem ele.

Nesta segunda, João Leão informou a Costa que o PP entregará os cargos que mantém na máquina estatal, além de entregar sua carta de exoneração da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Estão saindo o secretário de Desenvolvimento Ecônomico, Nelson Leal, e de Recursos Hídricos, Leonardo Góes.

Em nota enviada à imprensa, Rui Costa jogou a culpa do rompimento em Leão. "Foi dele a decisão de seguir um caminho diferente". Um pepista comentou que não havia forma de continuar caminhando com alguém que "apunhalou o partido pelas costas".

Segundo o partido "jamais faltou lealdade, dedicação, apoio parlamentar e espírito público. Depois de muitas reuniões sob a coordenação do senador Jaques Wagner, foi atribuída ao partido a responsabilidade de assumir o governo durante os nove meses finais do atual mandato".

"O governador Rui Costa se afastaria do cargo para concorrer ao senado federal e o senador Otto Alencar ao Governo do Estado. Mesmo não concorrendo a um mandato popular, Leão aceitou o convite com a convicção de poder trabalhar muito mais pelo povo baiano", diz em nota.

"Leão participou de um encontro em São Paulo com o ex-presidente Lula, acompanhado do governador Rui Costa que deu conhecimento do acordo a Lula. Na segunda-feira, 7 de março, porém, em entrevista a um programa de rádio de Salvador, o senador Wagner anunciou a nova composição da chapa".

"Nela, o vice-governador João Leão não teria nenhuma participação. Leão também não mais assumiria o governo", comenta a nota. Para o PP, "a indelicada comunicação da decisão pela imprensa causou uma imensa decepção e a constatação de que o PP não era mais desejado e não tinha espaço na aliança".

"A Executiva Estadual do PP, após amplo debate e consultas às lideranças progressistas, decidiu, por unanimidade, se afastar da aliança atual e buscar outros caminhos onde possa continuar trabalhando pelo povo baiano. O PP é um dos maiores partidos da Bahia e do Brasil e a nossa história não foi reconhecida".

Já o governador Rui Costa preferiu falar em tom de fantasia. “Nossa chapa está sendo formada e ficando bastante forte para chegarmos a mais uma vitória," declarou, mesmo tendo na cabeça de chapa Jerônimo Rodrigues, o secretário de Educação que manteve a Bahia com os piores índices do setor no país.

João Leão deve ser o candidato ao Senado na chapa de ACM Neto, com quem já conversou. Segundo pessoa que acompanhou o processo, "o casamento dos dois já tem hora marcada na igreja". A vantagem é grande para os dois. Neto não tinha, em sua aliança, nenhum candidato de peso para o Senado. E Leão ganha reconhecimento.

18:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm