PF combate fraude contra INSS na Bahia

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira, operação contra um esquema de fraudes na Previdência Social, com quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Amargosa, no Recôncavo Baiano. Um servidor público federal foi afastado do cargo.

Batizada de Marco Reverso, a operação identificou que o servidor público, que trabalhava em Amargosa e Mutuípe, inseria tempo de atividades urbanas e rurais no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para conceder benefícios fraudulentos.

Pelo menos 47 tiveram fraude, gerando prejuízo de mais de R$ 3 milhões. Investigações apontam que ele burlava o sistema de agendamento do INSS para reabrir processos de benefícios que já tinham sido negados. Ele ainda inseria dados falsos para garantir que os valores fossem aprovados, com pagamentos retroativos.

A suspeita é de que o servidor agia em parceria com uma advogada previdenciária, já que a maioria dos processos fraudados beneficiavam clientes dela. Além disso, a maioria dos pagamentos indevidos eram transferidos para essa advogada.

Dos quatro mandados de busca, dois foram cumpridos em Santo Antônio de Jesus e os outros dois em Amargosa. Os envolvidos podem responder pelos crimes de estelionato previdenciário e inserção de dados falsos em sistema informatizado. Com Abr

17:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm