Lancha escolar de Ilhéus está abandonada

O vereador Tandick Resende denunciou nesta sexta-feira o abandono de equipamentos escolares pelo Município. "A situação do transporte escolar nos distritos de Ilhéus é ainda pior do que imaginávamos. Além do problema com os ônibus escolares, encontramos uma lancha escolar abandonada na Lagoa Encantada".

Em um estado totalmente deteriorado, com ferrugem por toda parte, a lancha deveria ser responsável pelo transporte dos alunos na travessia pluvial da lagoa, pois é o único meio de transporte que possibilita o acesso de muitos alunos às escolas da região e da zona urbana.

Por estar sem condições de uso, as crianças e adolescentes tem que frazer uma longa travessia de canoa, remando, para chegar até a outra margem e pegar o ônibus até a escola. Segundo os moradores, a lancha permanece inutilizada desde o final de 2019, quando ainda não havia pandemia.

Desde então, a Prefeitura de Ilhéus não fez nenhum comunicado aos pais sobre o conserto da lancha. "Vale lembrar que a aquisição e a manutenção dos veículos do projeto Caminho da Escola, são pelo município através do governo federal. Ou seja, o governo federal destinou os recursos".

Omissão e abandono

"O município de Ilhéus, que deveria cuidar do patrimônio, abandonou e deixou que se deteriorasse", afirma Tandick num video onde mostra teias de aranha e ferrugem na lancha. "Esse é o retrato do descaso da 'gestão' do prefeito Marão com a educação do município".

"É ônibus e lancha apodrecendo, mesmo com verba federal para manutenção; alunos sem merenda nas escolas com a desculpa de problemas com a licitação. Enquanto isso, uma empresa privada recebe quantias milionárias de dinheiro público, mais de R$ 15 milhões, fazendo um transporte que é obrigação da Prefeitura".

"Até quando o direito à educação das crianças e adolescentes dos nossos distritos, continuará a ser desrespeitado pelo prefeito de Ilhéus e seus secretários? Não vamos descansar até que toda verdade venha a tona e os munícipes de Ilhéus possam ter verdadeiramente uma gestão transparente", garantiu.

1:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm