Itacaré assina o fechamento do lixão
A Prefeitura de Itacaré e o Ministério do Desenvolvimento Regional assinaram, nesta quinta-feira, o Ato de Encerramento do Lixão de Itacaré e o início dos estudos para viabilizar seu fechamento. O documento foi assinado pelo prefeito Antônio de Anízio e o secretário nacional do Saneamento, Pedro Maranhão.
Ele prevê ainda um diagnóstico da área do lixão, inclusive a sondagem do terreno, melhorias imediatas para a redução do chorume e da queima a céu aberto, cobertura inicial dos resíduos, controle de acesso ao local e o Plano de Encerramento definitivo do lixão.
O estudo será desenvolvido pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), sob a orientação da Secretaria Nacional de Saneamento e será entregue em junho. O prefeito reafirmou que o município já está em um estágio avançado para o fechamento definitivo do lixão.
As obras do Centro de Triagem estão praticamente concluídas, aliadas a ações sociais e ambientais, além da construção de casas para as famílias de catadores que estão deixando o local para morar em residências dignas e com a infraestrutura necessária.
A previsão, segundo Anizio, é de que em maio o lixão de Itacaré seja completamente fechado, com o funcionamento pleno da unidade de reciclagem, com coleta seletiva em todo o município. Paralelo às ações ambientais e sociais, a Prefeitura de Itacaré também vai desenvolver educação ambiental nas escolas.
O secretário Pedro Maranhão ressaltou que, por onde passa, dá o exemplo de Itacaré como um município que vem investindo em sustentabilidade. Ele também garantiu ao prefeito que o Governo Federal estará movendo esforços para assegurar que Itacaré tenha a área degradada recuperada.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
