Itabuna perde um casado i... responsável
Itabuna perdeu neste domingo uma de suas personalidades, Nilton Ramos, conhecido desde a juventude como “Nilton Jega Preta”. Ele faleceu aos 86 anos no Hospital Calixto Midlej Filho. Memorialista, servidor municipal aposentado, Nilton Jega Preta ainda era conhecido por sua "fubica", um dos primeiros carros de Itabuna.
Viúvo, Nilton deixou para os quatro filhos, oito netos e um bisneto uma história de amor pelo carnaval. Durante entrevista na rádio Morena FM, em 2016, ao lado de Caçolinha, Nilton (à esquerda) contou o surgimento de sua paixão, o bloco Casados I... responsáveis, criado em 1969.
"Começamos eu, Martineli, Zito Cordier e Osvaldo Benevides, entre outros casados". O bloco resistiu às várias mudanças no carnaval e só deixou de sair por crise. Até em anos sem a folia, o bloco aparecia na Lavagem do Beco do Fuxico, tradicional ponto de encontro da boemia local.
A casa de Nilton, na Avenida Itajuípe, bairro Santo Antônio, virou um museu improvisado, com um enorme acervo não só do bloco, mas do próprio carnaval itabunense. A morte de Jega Preta foi lamentada pelo prefeito Augusto Castro e o presidente da Câmara, Erasmo Ávila.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
