Itabuna distribui o "milho de São José"
A tradicional distribuição de sementes de milho aos agricultores familiares de Itabuna foi mantida na semana de São José, padroeiro da cidade. Nesta quinta a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vai entregar 400 kg de sementes de milho, que deve ser colhido na época do São João.
Além disso, os produtores vão recebre 10 kg de sementes de coentro, cebolinha, quiabo, manjericão, hortelã, tomate, cenoura, couve manteiga e alface. A entrega será na Usemi, no Bairro São Caetano, segundo o secretário Moacir Smith Lima.
Ele explica que neste ano o plantio será facilitado porque a Prefeitura recebeu dois tratores, com seis implementos agrícolas, usados para arar, gradear e preparar a terra. Os equipamentos foram doados pelos deputados federais Lídice de Mata e Paulo Magalhães através de emendas.
Moacir lembrou que a Seagrima já tinha entregue neste ano 2.500 mudas de mandioca, com o apoio do Instituto Biofábrica de Cacau. O objetivo é fazer com que o Programa de Aquisição de Alimentos tenha uma maior diversidade de produtos.
“Procuramos seguir a tradição de distribuição de sementes, observando a disponibilidade das áreas. Todos os anos os agricultores reservam parte de suas terras para esse plantio”, informou o gerente de Cooperativismo da Seagrima, Miranildo Araújo. O cadastro tem 19 associações de agricultores familiares.
“O solo está muito bom, pelas chuvas dos últimos meses e propício para o plantio. Em junho, com a assistência técnica e orientação dos agrônomos e técnicos agrícolas, os agricultores vão ter boa colheita para vender o milho na cidade, o que gera renda às suas famílias para consumir”, resume Araújo.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
