Ilhéus tem novo protesto na BA-001

Mais um protesto fechou estrada em Ilhéus, onde a Prefeitura é acusada de ignorar as estradas vicinais, que estão quase intransitáveis. Um grupo de moradores e agricultores de Sapucaeira e Santana bloquearam as pistas da BA-001 próximo à Ponte Jorge Amado na manhã desta segunda-feira.

Agentes de trânsito convenceram os manifestantes a liberar o tráfego em "partes", mas o congestionamento continuou até o fim da manhã. Eles exigem reparos nas estradas vicinais da zona rural de Ilhéus. que hoje não permitem a passagem de ônibus, isolando as comunidades.

Também não é possível levar a produção para vender na cidade e muitos alunos estão faltando às aulas por falta do transporte. Os da escola indígena, por exemplo, deveriam ter voltado para a sala no dia 7 de março, mas não conseguem por causa das estradas.

O problema não apareceu nas últimas chuvas. A reclamação vem de muitos anos e agora os manifestantes dizem que só voltam a negociar com o prefeito Mário Alexandre, acusado de não cumprir as promessas. A falta de manutenção das estradas vicinais revolta os ilheenses.

No dia 7, um grupo de alunas do Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavigne, que fica no centro de Ilhéus, fez um protesto nas redes sociais. Elas moram no distrito de Lagoa Encantada e enfrentam sérias dificuldades para ir à aula por causa da estrada, que não permite acesso do ônibus escolar quando chove.

No dia 16, outro protesto, dos moradores do bairro Novo Ilhéus, que bloquearam a rodovia BA-262, que liga a cidade a Uruçuca. Eles protestavam contra a Prefeitura, que há anos não dá manutenção à estrada de acesso ao local. A pista só foi liberada depois de nova promessa do secretário de Serviços Urbanos, João Aquino.

18:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm