Grupo armado ameaçou os quilombolas

Uma comunidade quilombola de Ilhéus registrou queixa na Polícia Federal e na Polícia Civil contra um grupo de homens armados. Eles ameaçaram as pessoas em diversas ocasiões, sendo a última na quarta-feira, quando um deles chegou a apontar a arma para um morador.

No domingo passado, o grupo quilombola se instalou numa área destinada a eles. Por volta das 11 horas, três homens armados chegaram ao local e começaram a intimidar todo mundo, atirando a esmo. Por sorte, ninguém ficou ferido, mas o medo se instalou na comunidade.

Cerca de 44 famílias da comunidade Alto Terra Nova estão no local, que fica às margens da rodovia Ilhéus-Uruçuca, no distrito de São José. Segundo Nivaldo Andrade, a ocupação tenta acelerar o processo de demarcação, último passo para a legitimação da posse do local.

A fazenda já recebeu certificação da Fundação Cultural Palmares, faltando apenas o aval do Incra. Ele disse ao site Bahia Notícias que entrou em contato com o órgão em outubro e desde então aguarda a vinda deles para fazer a demarcação. A negociação da fazenda com o Incra foi feita há dois anos.

18:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm