Gapa faz testagem de HIV nos bairros

O Gapa, Grupo de Apoio à Prevenção da Aids, vai ampliar sua atuação em março. Ele já aplicou 930 testes de HIV por fluido oral e pretende aplicar mais 270 até o final do mês. A ação faz parte do projeto "Viva Melhor Sabendo" O fluido oral é a estratégia para testar a população de rua e dependentes.

Para alcançar o público alvo, a equipe monta postos móveis em diversos bairros de Itabuna. O resultado sai em poucos minutos e os casos positivos são encaminhados para confirmação no Cerpat, o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento, onde também é feito o acompanhamento.

Durante a ação, a equipe do Gapa passa orientações sobre prevenção, distribui preservativos e panfletos com informações sobre a doença e seu tratamento. Segundo Otoniel Azevedo, coordenador do projeto, o Viva Melhor Sabendo tem como objetivo reduzir a transmissão do HIV.

A forma de atingir o objetivo é aumentar o diagnóstico precoce, explica Otoniel. O Projeto conta com a parceria do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Itabuna. Ele estará no distrito de Itamaracá neste sábado pela manhã, no São Lourenço no dia 15, na Roça do Povo no dia 26 e no Lomanto no dia 29.

16:56  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm