Funceb faz fórum de produção cultural

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) vai promover o Fórum de Festivais de Teatro do Interior da Bahia, nos dias 23 e 24, das 9h às 11h30, de forma online e gratuita, através do Facebook e Youtube. O evento é um desdobramento do Prêmio Jorge Portugal (Lei Aldir Blanc).

Ele vai promover um encontro entre idealizadores de festivais e mostras de teatro do interior do estado, com trajetórias extensas e aqueles que se consolidaram a partir do fomento da LAB. "Após a realização dos festivais com o fomento do Prêmio, percebemos a importância de uma ação de desdobramento".

"Ela contempla uma investigação do modo de produção desses processos", revela o coordenador de Teatro da Funceb, Guilherme Hunder. Convidados que foram contemplados pelo Prêmio irão expor e debater sobre desafios, conquistas, modos de produção e atuação dos agentes culturais.

Eles vão abordar ainda a configuração, conceito curatorial, fomento público e privado. "Entendemos a necessidade de uma maior aproximação entre a coordenação de teatro e as equipes realizadoras desses festivais", destaca o coordenador da Funceb.

No dia 23, a abertura será às 9h, com Cynthia Margareth, que integrou a comissão de avaliação dos projetos. Cynthia é gestora cultural, atriz, fundadora da Aflorar Cultura e colaboradora do FIMC - Festival Interncional de Máscaras do Cariri. Durante 15 anos coordenou o Feverestival - Festival Internacional de Teatro de Campinas.

Depois haverá exposição do modo de produção do MOTIN - Mostra de Teatro do Interior da Bahia (Vitória da Conquista). Às 9h45 será a vez do Festival Identidades Ibero-América - Cena Baiana/Outras Paisagens (Irecê) expor seu modo de produção. Às 10h15 será aberto debate para perguntas do público.

No dia 24, a programação terá exposição dos modos de produção do FESTA - Festival de Artes de Alagoinhas (Alagoinhas), da Mostra de Teatro do Velho Chico (Ibotirama), e da Caravana Itinerante Virtual (Bonito). Por fim, às 10h35 será aberto espaço para debates.

18:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm