Feira virtual traz a arte de Mestre Lainha

Nesta quinta-feira, 3, às 18h, acontece a Feira Online de Cultura Popular, Literatura de Cordel, Xilogravuras e Estandartes. O tema central é a arte de Mestre Lainha, artista ilheense renomada no setor, dentro e fora da Bahia. O projeto é coordenado pela aprendiz ilheense Vanessa Soares.

A apresentação fica por conta do impagável Toinzinho, personagem do ator Ely Izidro que faz sucesso entre locais e visitantes. O cordel usa o palco virtual para desfilar suas rimas, gravuras, estandartes e histórias, incluindo várias do folclore de Ilhéus e do sul da Bahia.

Janete Lainha já escreveu mais de 800 cordéis, arte pela qual se apaixonou aos sete anos, durante um passeio em Bom Jesus da Lapa. Hoje ela é cordelista e xilogravurista de sucesso, com participação em muitos eventos literários, onde estende seus cordéis como roupas para secar, no caso, encantar.

Convivendo com artistas como Minelvino e Azulão Baiano, ela foi aprimorando os versos e as histórias em anos de muita luta, num universo praticamente só masculino. Nele, Lainha floresceu, ganhou prêmios como o Troféu Jupará, votado diretamente pelo público de Itabuna e Ilhéus, e mantém a cultura viva.

A Feira tem suporte técnico do Sympla, um site de gestão de eventos, e será transmitida pelo Zoom e pelo canal do YouTube da CASAR (Casa da Cultura Popular de Ilhéus). Ele tem apoio financeiro da Lei Aldir Blanc, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.

14:54  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm