Exame de tuberculose agora é local

A Secretaria de Saúde de Itabuna fechou acordo com alguns laboratórios da cidade para a realização de baciloscopia visando detectar casos de tuberculose. Antes, os exames eram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador.

A diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes (foto), informa que 103 pessoas estão em tratamento no município. Além da medicação gratuita, pacientes pobres que não abandonam o tratamento, que dura em média seis meses, têm garantida uma cesta básica.

Ela explica que a doação de alimentos a esses pacientes é resultado da parceria entre as secretarias de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza. "Esse olhar diferenciado tem feito uma grande diferença e garantido uma melhor qualidade de vida da população mais vulnerável".

Maristella conta que, para reforçar as ações de assistência aos portadores da tuberculose, foi criado um grupo de trabalho integrado por enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais e nutricionistas, entre outros profissionais, que faz visitas domiciliares.

A intenção é detectar casos de tuberculose, promover o bloqueio, orientar e encaminhar as pessoas para exame e tratamento. “Quanto mais cedo for detectada a doença, haverá menos risco de transmissão”, destaca a diretora da Vigilância em Saúde.

18:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm