Estado quer zerar fila de cirurgias

Com o objetivo de zerar a fila de cirurgias eletivas que tiveram a demanda represada durante a pandemia da Covid-19, o Governo do Estado investirá mais de R$ 103 milhões em 79 mil procedimentos cirúrgicos, exames pré-operatórios e anatomopatológicos.

O montante inclui o Mutirão de Cirurgias Eletivas e as Feiras de Saúde. O edital para o credenciamento de prestadores foi publicado no Diário Oficial do Estado de sábado (12), válido para os 417 municípios e com início imediato. Ao todo, serão oferecidos 36 tipos de procedimentos, como catarata e remoção de útero.

A secretária a Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, explica que “terão acesso as pessoas que já possuem o diagnóstico e indicação de cirurgia, bem como estão cadastradas pelo município no Sistema Lista Única. Se o paciente não sabe se está cadastrado, ele deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde".

“Esse é um projeto que vai salvar muitas vidas e dar dignidade as pessoas que esperam por uma cirurgia há meses ou anos”, aponta Adélia Pinheiro. Ela destaca que os atendimentos serão prioritários para mulheres, mas também beneficiarão homens que necessitem de algum procedimento ofertado.

As 21 Policlínicas Regionais de Saúde funcionarão em regime especial para dar celeridade aos exames pré-operatórios, como ultrassonografia abdominal, transvaginal, mama, eletrocardiograma e radiografia de tórax. “Já conversamos com os prefeitos que administram as policlínicas".

15:08  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm