Bairros protestam na prefeitura de Itabuna

Moradores fizeram protesto em frente à Prefeitura de Itabuna na sexta-feira, 11, contra "a falta de compromisso do prefeito Augusto Castro", como descreveu um participante, morador de Ferradas. O grupo também inclui vítimas da enchente de dezembro dos bairros Nova Itabuna e do Maria Matos, que perderam suas casas e tudo o que tinham dentro.

Os manifestantes fizeram um cordão humano e fecharam a Avenida Princesa Isabel, ocupando a faixa elevada de pedestres em frente à Prefeitura. Eles querem receber o Auxílio Recomeço e alegam que ele foi dado a famílias que não chegaram a perder nada.

"Só receberam porque moram em local que ficou cercado de água, mas ela não invadiu as casas", denunciam. Este é o mais recente de vários protestos, onde os moradores bloquearam a BR-101 e a BR-415 com paus, pedras e pneus incendiados.

Um mês depois da promessa, feita pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro, de ampliar a entrega do Auxílio Recomeço para beneficiar os moradores dos bairros Ferradas e Maria Matos, a paciência acabou. Se antes, o protesto era na estrada, agora está na porta de Castro.

Vivendo sem nada

As famílias continuam sem o básico, morando em casas sem segurança, que precisam de reforma urgente. São pessoas que perderam os móveis, eletrodomésticos, roupas, tudo. No protesto anterior, na BR-101, a primeira reação de Castro foi classificar o movimento como "político", feito por "infiltrados".

Depois, voltou atrás e anunciou que, "em até 15 dias", atenderia as 41 famílias de Ferradas, em acordo fechado com a presença da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro. Como a promessa não foi cumprida, as famílias bloquearam a rodovia e agora a Prefeitura.

Segundo a Prefeitura, o Auxílio Recomeço, de R$ 3 mil, foi entregue a mais de 3 mil famílias cadastradas. O valor injetado na economia local, de R$ 10 milhões, tem aliviado o prejuízo de lojas que também foram muito afetadas pelos temporais de dezembro.

1:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm