Ação quer aproveitar sobra de tintas

Pensando que as tintas, depois de abertas, perdem a qualidade ao longo do tempo, e que os acessórios de pintura costumam ser descartados ao término das obras, um grupo de empresas e entidades setoriais se reuniu para criar a ação "Pintou, Sobrou, Levou".

Ela será realizada de 5 de março a 5 de abril, das 10h às 17h, em quatro pontos na cidade de São Paulo, e é voltada aos consumidores residenciais. A iniciativa permitirá obter um diagnóstico do comportamento do consumidor relativo às sobras de tintas e aos acessórios de pintura.

Serão avaliadas, dentro do princípio da economia circular, alternativas para resíduos que apresentem viabilidades técnica e econômica. Os responsáveis fazem parte do Grupo de Trabalho de Destinação de Resíduos de Pintura Imobiliária, composto por especialistas e grandes varejistas.

Junto com eles estão entidades setoriais, fabricantes de tinta, acessórios de pintura e embalagens; empresas de pintura, construtoras, incorporadoras, lojistas, áreas de transbordo e triagem, transportadoras de resíduos e empresas de logística reversa.

A recomendação principal é adotar o consumo consciente das tintas. Deve-se planejar antes de pintar, ou seja, calcular quanto vai usar de tinta, para evitar a sobra. Isso significa dimensionar adequadamente a compra do item: medir a área a ser pintada e verificar o rendimento do produto para determinar a quantidade.

No site ou no Atendimento ao Cliente dos principais fabricantes, bem como nas lojas, é possível obter mais informações sobre esse cálculo, assim como na própria embalagem. Deve-se também comprar os acessórios adequados e na quantidade correta e utilizá-los de forma que durem de acordo com o esperado.

Nunca se deve descartar sobras de tintas em esgotos (pelo ralo), rios ou terrenos baldios. Se não for utilizá-las, o melhor caminho é doá-las, o mais rápido possível, a fim de preservar as características das tintas, a uma associação de bairro, igreja, escola, creche, casa de repouso, instituição social, algum familiar, amigo ou vizinho.

Caso precise descartar sobras de tintas e acessórios usados, é importante procurar locais de descarte específico de resíduos da construção civil. Os interessados podem obter informações sobre como participar pela página https://representa.fecomercio.com.br/pintousobroulevou.

15:56  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm