Venda da Embasa enfrenta resistências

O deputado estadual Sandro Régis, líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, acusa o Governo do Estado de tentar privatizar a Embasa "às escondidas, sem debater com a sociedade e sem dizer como vai utilizar os recursos". Ele vai pedir uma audiência pública para que o projeto possa ser debatido.

"O governo parece estar com vergonha de dizer que está privatizando a Embasa, porque eles sempre foram contra e agora querem fazer tudo nas entocas. Inclusive, é preciso chamar os municípios para este diálogo. Como fica a situação das cidades com esta privatização? Nada disso está claro".

Mas não é só a oposição que é contra o projeto do governador Rui Costa, que no passado se colocava contra a privatização. O próprio PT sempre demonizou toda e qualquer tentativa de privatização antes de chegar ao poder. Hoje, Rui já vendeu escolas e o Centro de Convenções da Bahia.

O projeto de vender a Embasa é criticado até por deputados petistas. Marcelino Galo (PT) é contra o projeto de lei enviado pelo governador. "Não podemos entrar nessa história que é pra ajustar a empresa baiana de saneamento a esse novo marco regulatório, que ela não vai quebrar coisa nenhuma. Empresa pública não quebra".

A Alba deve retomar a discussão da proposta do governo estadual na próxima semana. Ela abre o capital da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que poderá ser comprada. Não há estudos sobre o impacto nas contas de água da população, nem no abastecimento e saneamento em cidades pouco lucrativas.

A opinião de Galo e Régis é semelhante a de deputados como Luciano Simões Filho, José de Arimateia e Soldado Prisco. Carlos Geilson diz que, se o PL for aprovado, "vai dar carta branca para o aumento desenfreado de tarifas, pois a atenção terá o lucro como finalidade”.

18:49  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm