Itabuna reforça vacinação triplice viral
A Secretaria de Saúde de Itabuna vai intensificar a vacinação da tríplice viral nas Unidades Básicas e de Saúde da Família a partir desta segunda-feira até 31 de março. A medida visa atingir as pessoas que ainda não se imunizaram contra sarampo, caxumba e rubéola.
Em 2018, o vírus do sarampo foi reintroduzido no Brasil, registrando 9.325 casos confirmados. Ele também reapareceu na Bahia, com registros em Ilhéus. Nos últimos três anos, já com a pandemia, novos casos de sarampo apareceram em todas as faixas etárias, com maior incidência em crianças menores de 5 anos.
A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, afirma que atualmente não há registro de novos casos em Itabuna. Entretanto, existe o alerta para imunização daquelas pessoas que não completaram o esquema vacinal de rotina com a tríplice viral.
Desde 2009 não existem casos de rubéola registrados no país, graças à vacinação. No caso da caxumba, adultos que não foram infectados pelo vírus na infância ou na adolescência devem aparecer para tomar a vacina, com exceção de gestantes e imunodeprimidos graves.
Crianças de um ano recebem a 1ª dose da tríplice viral e a segunda dose ao completar 1 ano e 3 meses. Já adultos não vacinados, com idade até 29 anos e profissionais de saúde recebem 2 doses da vacina com intervalo de 30 dias. Por fim, pessoas não vacinadas de 30 a 59 anos recebem uma dose da vacina.
A vacina tríplice viral é contraindicada para gestantes, crianças menores de seis meses e pessoas com sinais e sintomas de sarampo e rubéola. A documentação necessária é documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
