Grupo expõe a cultura drag sulbaiana

Um evento virtual reúne, a partir deste sábado, "drag queens" e "drag kings" de Ilhéus, Itabuna e Ibotirama. Eles fazem parte do projeto Processos Drags no Interior e começa com bate-papo e lançamento de um mini-documentário às 20 horas.

No dia 19, às 19 horas, será a vez da mostra artística, que também será transmitida pelo YouTube do grupo e pelo perfil do Instagram @dragsdomaktub. O projeto registra os procedimentos teóricos e práticos de um dos primeiros grupos de estudo e experimentação com a arte Drag no sul da Bahia.

As drags vão exibir performances autobiográficas, revelando seus caminhos até a criação final. Já o mini-documentário registra a trajetória da linguagem artística do Grupo Drags do Maktub e a criação de uma cena drag em Ilhéus, revelando os impactos do encontro com cada artista.

Para a diretora Mademoiselle Brigith Gioconda Close, revelar procedimentos artísticos de formação de grupos no interior da Bahia é um incentivo neste momento, em que a comunidade não se recuperou dos impactos sociais dos últimos anos.

“Também é uma forma de democratizar possibilidades de criações e o fortalecimento de artistas em rede”, afirma a persona, interpretada pelo ator e diretor Fábio Nascimento. A co-fundadora Kiara Drag acrescenta que o projeto proporciona um mergulho no processo criativo de cada artista.

“É uma oportunidade de revelarmos potencialidades e inquietações de cada artista”, afirma a persona criada pelo ator Maurício Lima. Atuante desde maio de 2019 o grupo, composto por mais de dez artistas, vêm desenvolvendo uma série de atividades artísticas e pedagógicas.

18:49  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm