Bolsonaro lança a identidade única

O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira, a Carteira Nacional de Identidade com um número único, o mesmo do CPF, válido para todo o país. O lançamento foi feito pelo Presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto. O RG atual será aceito por mais 10 anos para quem tiver menos de 60 anos.

As pessoas com mais idade poderão usar o documento atual indefinidamente. O novo CNI será emitido pelos institutos de identificação, que precisam se adequar até 6 de março. A emissão permanece sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada estado.

A CNI vai atender a todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e é mais segura, com validação eletrônica da autenticidade por QR Code, inclusive offline. Porém, a maior vantagem é acabar com a possibilidade de fraude com múltiplos RGs.

O Governo Federal explica que o CNI "simplifica a vida do cidadão e visa coibir fraudes". Atualmente, é possível tiram a carteira de identidade com um número em cada estado, ou seja, a pessoa pode ter 27 RGs diferentes, todos válidos e emitidos pelas diferentes unidades da federação.

Com a CNI, a pessao tembém não precisará mais memorizar RG e CPF, uma vez que o CPF passa a ser o número único. A carteira será também o documento de viagem, devido à inclusão de um código (MZR, que também é usado no passaporte) que pode ser lido por equipamento.

18:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm