Bairro bloqueia a BR-101 em itabuna

No meio de denúncias de que pessoas que não tiveram perdas na enchente receberam o cartão do Auxílio Recomeço, da Prefeitura de Itabuna, moradores da área mais afetada, a Bananeira, protestaram nesta terça por não contar com o benefício.

Os moradores fecharam a BR-101 ateando foto em pneus e galhos, próximo ao Viaduto Paulo Souto. A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros foram acionados para apagar o fogo e liberar a pista. Os manifestantes criticam a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna.

Segundo os relatos, ela deixou de cadastrar várias famílias que perderam tudo na enchente e mesmo algumas das que constam no cadastro não foram chamadas. O cartão tem crédito de R$ 3 mil para compra de móveis, eletrodomésticos e material de construção.

Há suspeita de compra de celulares caros com o dinheiro, por parte de pessoas que moram em áreas afetadas, mas não tiveram a casa invadida pelas águas nem prejuízo com a cheia do Rio Cachoeira em dezembro. Um exemplo é o conjunto São José, que foi cercado pela água, mas não houve invasão nos imóveis.

O protesto, que começou às 11h, causou um enorme congestionamento na BR-101, nas avenidas J.S. Pinheiro e Ibicaraí, durando quase duas horas. A PRF conseguiu liberar a pista somente por volta das 13h, depois de negociação feita por um preposto da secretaria.

Rafael Sousa disse aos moradores que "todas as situações serão analisadas" e que a Prefeitura vai acelerar a entrega dos cartões. Há dúvidas sobre a inclusão das famílias ainda não cadastradas, já que a verba será esgorada com as 3.500 que já foram cadastradas.

19:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm