Bahia tem alta na produção de cacau

Em 2021, a Bahia teve um execente rendimento na produção de cacau, com a entrega de 140.928 toneladas de amêndoas, um aumento de 39,72% sobre o ano anterior (100.864 toneladas), que já devolvia o estado à liderança da produtor de cacau do Brasil, segundo a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau.

Não é, como alguns veículos divulgaram erroneamente, um "recorde histórico" de produção. Em 1986, antes da vassoura de bruxa, a Bahia colhia cerca de 400 mil toneladas de cacau, quase quatro vezes mais do que a última safra e o equivalente a 90% da produção nacional.

Os números da AIPC mostram que a Bahia entregou, em 2021, 71,30% do total de amêndoas. O Pará, segundo colocado, entregou no ano passado 25,21% do total, com produção de 49.821 toneladas. De 2020 para 2021, a produção baiana cresceu 39,72% e a do Pará decresceu 24,67%.

Além da quantidade, a Bahia vem investindo na qualidade das amêndoas. Em dezembro, o sul da Bahia foi destaque no Cocoa Of Excellence com o produtor João Tavares, de Uruçuca, que recebeu a Medalha de Ouro no concurso realizado em Paris, na França. Angélica Maria Tavares, também de Uruçuca, foi Medalha de Prata.

No III Concurso Nacional do Cacau, a produtora Cláudia Calmon de Sá, de Itabuna, já havia conquistado o primeiro lugar na categoria Varietal, seguida de outros produtor sulbaiano, a Fazenda Vale do Juliana Fruticultura, de Igrapiúna.

O setor do cacau responde por mais de 4 mil empregos diretos e indiretos, sendo um dos elos de uma cadeia de mais de 250 mil pessoas, na qual estão incluídos desde produtores rurais até trabalhadores das indústrias de chocolate. Estima-se que esse setor represente cerca de R$ 23 bilhões anuais de valor gerado ao país.

A produção de cacau no Brasil está concentrada nos estados da Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia. Dados da AIPC mostram que cerca de 93 mil produtores rurais se dedicam ao cacau em terras brasileiras, sendo a maior parte pequenos proprietários que praticam a agricultura familiar em áreas entre 5 e 10 hectares.

18:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm