Anúncio de Rui Costa foi promessa falsa

A Desenbahia está sendo acusada de não cumprir com a promessa dos empréstimos para empresas que foram prejudicadas pela enchente em Itabuna e cidades vizinhas. Empresários itabunenses se reuniram na segunda-feira para debater o problema. Convidada, a agência do governo baiano não apareceu.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Mauro Buriti, afirma que “a Desenbahia trata o setor produtivo mais importante da cidade, que é o comércio, com descaso”. O gerente de Desenvolvimento da Desenbahia, Thales Quadros, foi convidado mas desautorizado a participar.

Diante da ajuda enorme que o Governo Federal vinha dando às cidades afetadas, o governador Rui Costa anunciou uma linha de crédito de R$ 150 mil para empresas atingidas pela tragédia, sem juros, para ser pago em até 3 anos, com um de carência. Mas a promessa se desfez depois do anúncio.

Os lojsitas de Itabuna relatam que pediram o empréstimo, mas não receberam sequer um protocolo do pedido. “Nem sim, nem não”, disseram na reunião. O anúncio de Rui Costa (PT) parece, cada vez mais, apenas uma manobra política para tirar a atenção da ajuda federal, que continua chegando.

Desde o início da enchente de dezembro, o Governo Federal vem mandando dinheiro, remédios, alimentos, vacinas, pessoal da Marinha e do Exército, além de quatro ministros. Segundo o ministro João Roma, toda a infraestrutura será recuperada. Depois de 40 dias, o estado se limitou a repassar doações vindas de fora.

16:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm