Vacina nacional é testada em Salvador
O estudo clínico da Fase 1 da primeira vacina nacional contra a Covid-19 começa nesta semana na Bahia. A primeira dose será aplicada nesta quinta-feira, em Salvador. O imunizante usado é o RNA MCTI Cimatec HDT. Ele é baseado na tecnologia de RNA, que codifica a proteína do coronavírus que causa a doença.
A aplicação acontece na sede do Senai-Cimatec, que está coordenando a pesquisa em parceria com a HDT Bio Corp e RedeVírus MCTI, com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A vacina 100% brasileira já tinha sido anunciada no ano passado pelo ministro Marcos Pontes.
Nesta etapa do estudo, serão avaliadas a segurança, a reatogenicidade e imunogenicidade da vacina contra o coronavírus. Segundo o governo, o imunizante possui um nível tecnológico comparável ao das vacinas mais usadas no mundo, como as da Moderna e da Pfizer.
Marcos Pontes destacou ao R7 que esta é uma vacina feita por cientistas brasileiros em parceria com americanos, por isso é muito importante para o desenvolvimento da tecnologia no país, não só para a pandemia de Covid, mas para outras pandemias.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
