Temporais voltam a assustar a Bahia

Enquanto as cidades sulbaianas ainda lutam para se recuperar da enchente de dezembro, os temporais voltaram a acontecer em várias regiões da Bahia, com previsão de mais chuvas em Itabuna e Ilhéus. Apesar de menos intensos, eles são fortes e já causaram alagamentos em algumas cidades.

Foi o caso de Itororó, que já estava em situação de emergência, onde as águas invadiram muitas casas e transformaram algumas ruas em rios urbanos. Mais para o sudoeste, Vitória da Conquista sofreu com um temporal que alagou ruas e causou enxurradas que levaram carros e motos.

Em Senhor do Bonfim, norte do estado, onde chove pouco, um temporal fez os canais de drenagem que cortam a cidade transbordar e alagar vários bairros. Por enquanto, o relatório da Defesa Civil indica apenas cinco casas totalmente alagadas e 25 desalojadas. Boa parte das calçadas e do asfalto dofreu danos.

A previsão do Inmet para o sul da Bahia continua sendo de pancadas de chuva, muitas vezes acompanhadas de trovoadas e relâmpagos, como aconteceu nesta terça em Itabuna. Segundo o instituto, existe um vórtice aumentando a nebulosidade sobre o litoral sul e o leste da Bahia, além de ventos fortes vindos do oceano.

O volume previsto não é igual ao de dezembro, mas ainda preocupa, principalmente porque as cidades atingidas naquele mês ainda enfrentam as sequelas dos temporais e o solo está saturado, sem poder absorver mais água.. O alerta é maior para Caravelas, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

17:20  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm