Sesab está preocupada com a dengue

Não é só a Covid que preocupa a Secretaria de Saúde da Bahia. Em 2021, o estado registrou mais de 24 mil casos de dengue, quase 14 mil de chikungunya e outros 973 de zika virus. A situação é considerada mais crítica nas regiões centro-norte e sudoeste.

A preocupação das autoridades aumenta principalmente por causa do verão, época em que as temperaturas mais altas e o acúmulo de água trazidos pelas chuvas mais frequentes também atraem o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses.

A coordenadora da vigilância estadual, Ana Cláudia Nunes, conta que foi criada uma sala de coordenação e controle de arboviroses; além de ações de capacitação e monitoramento. Essas ações envolvem a articulação com a atenção básica e uma assistência especializada, para orientar o diagnóstico.

O estado usa o carro fumacê, com inseticidas, de acordo com a incidência de casos. Ana Cláudia alerta para o papel da população na prevenção das arboviroses e lembra que ainda não existe vacina para dengue, zika e chikungunya. A orientação é manter quintasi limpos, recolher garrafas e pneus, que podem acumular água. Com Brasil 61

17:10  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm