Salvador instala 4 mini UPAs e gripário

Quatro novos Pontos de Atenção às Urgências, com foco no atendimento de síndromes gripais, passaram a funcionar em Salvador nesta quinta-feira, de modo a estruturar a Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento dos casos de Covid-19 e do vírus da gripe H3N2.

As estruturas montadas pela Prefeitura, que vão funcionar como mini UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h, tiveram os detalhes apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em coletiva realizada em uma dessas estruturas, a Unidade de Saúde da Família (USF) Imbuí.

Além do Imbuí, as novas unidades, que devem iniciar o atendimento até esta sexta-feira, estão localizadas nas USFs Itapuã, IAPI e São Caetano, e vão ampliar a capacidade de atendimento em mais 14 leitos de estabilização, informa o secretário de Saúde Léo Prates.

"Os novos casos da variante Ômicron do coronavírus estão se alastrando rapidamente, em uma proporção muito maior que antes. No quadro da Prefeitura há muitos contaminados, com mais de 2 mil pessoas afastadas por conta da pandemia. E isso tudo provoca uma procura imensa", explicou o prefeito Bruno Reis.

Ele lembra que, segundo o Ministério da Saúde, é preciso haver uma UPA para cada 300 mil habitantes, e que Salvador supera as expectativas ao oferecer uma capacidade superior à média nacional. "Atualmente temos 25 unidades de atendimento. Com a inauguração do gripário na UPA Pirajá/Santo Inácio, alcançaremos 26".

No entanto, de acordo com o gestor, ainda há a demanda reprimida provocada por outras doenças, a maioria crônicas, já que muitos pacientes não conseguiram prosseguir com o tratamento devido à pandemia de Covid-19. “Mas há o risco desses pacientes contraírem Covid e acabar causando congestionamento nas unidades".

18:15  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm