Prefeitura de Itabuna ainda cadastra para Auxílio
Três semanas depois da maior enchente em mais de 50 anos, as vítimas esperam pelo auxílio que vai ajudar a repor o que perderam. A Prefeitura de Itabuna está terminando a fase de cadastro das famílias para receber o Auxílio Recomeço e o Aluguel Social.
O primeiro será de R$ 3 mil, beneficiando cerca de 3.500 famílias que perderam móveis e eletrodomésticos ou precisam reparar algum estrago na casa. O segundo, de R$ 484, vai para quem perdeu a própria casa, com duração de um ano, enquanto espera pela construção de novas casas pelos governos federal e estadual.
Segundo a secretária de Promoção Social, Andrea Castro, as famílias desabrigadas serão as primeiras a ser contempladas com o Auxílio Recomeço e o Aluguel Social, porque ainda estão nos abrigos mantidos pela Prefeitura e por determinação do decreto.
Ela explica que as equipes tem ido aos bairros afetados para cadastrar as pessoas e verificar qual a extensão dos danos. O cadastro não pode ter duplicidade, por isso a análise demora, diz Andrea. A secretária pede paciência e diz que todos os bairros serão visitados.
A concessão dos benefícios ainda vai depender de um Laudo da Defesa Civil e um Parecer Social do beneficiário, para comprovar as perdas e a necessidade de receber a ajuda. Toda essa burocracia vem sendo criticada por famílias que dizem não poder esperar, mas a Prefeitura garante que é necessária.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
