Prefeito lamenta prejuízo de Itajuípe

O prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, usou uma live em suas redes sociais para responder perguntas sobre a situação da cidade depois da enchente, que efetou 10 mil pessoas. Ele contou que, logo nos primeiros dias, foram distribuídas mais de 70 mil refeições prontas, entregues nos pontos de alojamento e comunidades.

Depois que as águas baixaram, a Prefeitura entregou 5 mil cestas básicas para a população que retornou às suas casas e que tinham condições de produzir alimentos. "As ações continuam levando alimento para mais comunidades que ainda não foram atendidas".

Marcone relatou a difícil limpeza de ruas e bairros aladagos, com a retirada de móveis e entulhos descartados pela população. A Prefeitura também vai limpar os locais com carros pipas, para retirar a lama, e já está planejando um plano para recuperar a infraestrutura nas áreas mais afetadas.

"Muitas ruas foram arrastadas, estruturas destruídas e praças precisam ser recuperadas", afirmou. Marcone relatou que a Secretaria de Desenvolvimento Social está cadastrando as famílias. O cadastro será a base de uma ação junto ao governo do estado para enviar ajuda para a recuperação do que foi perdido.

O prefeito destacou o grande número de desalojados em Itajuípe, cerca de 10 mil pessoas, que vão precisar de atendimento. A Unicef Brasil, que visitou o município nesta segunda, diz que ele foi um dos mais afetados e que precisará de muita ajuda na recuperação. Cerca de 4 mil casas tiveram a estrutura abalada ou caíram.

“São muitos os desafios que enfrentaremos. Mas as nossas ações estão focadas na recuperação de nossa cidade, de sua estrutura e, principalmente, na ajuda humanitária à nossa comunidade em todas as áreas da sede e dos nossos distritos. Estamos empenhados para que nada possa faltar”.

16:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm