Médicos federais ajudam o sul da Bahia
Um grupo de 34 profissionais do Programa Mais Médicos chegou em Ilhéus na manhã desta segunda-feira (3) para ajudar as vítimas das enchentes. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que até o dia 10 o número de médicos do programa atuando na Bahia será de 119.
O grupo, que vai atuar na atenção primária das cidades que decretaram estado de calamidade pública, foi acompanhado dos ministros da Cidadania João Roma; e da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves, chegando em um avião da Força Aérea Brasileira.
Queiroga afirma que os profissionais ficarão na região "pelo tempo que for necessário”, que ele estima em um ano. Damares destacou que “a prioridade do governo federal é garantir as vidas”. A ministra lembrou que na Bahia, além de enfrentar águas contaminadas, as vítimas enfrentam casos de violência contra a mulher.
Outro grupo de médicos enviados pelo Governo Federal já trabalha em Itabuna, enviados pela Força Nacional do SUS. Eles estão prestando atendimento às pessoas que tiveram contato com a água contaminada da enchente na Escola Antônio Carlos Magalhães, na Mangabinha, bairro duramente atingido pela cheia.
O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou em entrevista que viu cidades completamente destruídas, com água até o teto das casas. Roma lembrou os pedidos desesperados dos prefeitos que, além de verba, precisavam de pessoal para ajudar no socorro e itens básicos como água.
"Foram quase R$ 20 milhões repassados aos fundos dos municípios baianos, mas vai muito além de recursos financeiros. Muitas vezes os prefeitos me ligaram emocionados, pois não sabiam o que fazer. Não adiantava naquele momento a transferência financeira, precisava de pessoas, equipamentos", contou.
Segundo o último boletim da Defesa Civil da Bahia, o estado tem 32.594 desabrigados, 57.451 desalojados, 25 mortos e 517 feridos. O número total de atingidos pelas inundações chega a 661.508 pessoas em 165 municípios. Desse total, 153 estão com decreto de situação de emergência.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
