Itabuna inaugura Central de Triagem
A Prefeitura de Itabuna inaugura nesta sexta-feira a Central de Triagem de Coleta Seletiva, que foi criada em parceria com a CVR Costa do Cacau, empresa responsável pelo tratamento do lixo. Além da reforma do galpão, a CVR doou uma prensa, quatro mesas separadoras, cinco ecobikes e dez ecopontos de coleta.
A unidade será administrada pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna. A entidade reúne os cerca de 160 trabalhadores que, até o início de 2021, sobreviviam dos materiais retirados do antigo lixão, fechado no ano passado.
O plano de capacitação dos agentes também recebeu apoio da CVR, que bancou uma bolsa durante oito meses. Esta ajuda econômica facilitou o processo de inserção dos trabalhadores no novo sistema de coleta e separação, que foi chamado de programa Recicla Itabuna.
A Central de Triagem também recebeu uma balança eletrônica, uma prensa hidráulica, equipamentos de proteção individual para os trabalhadores e um carrinho elétrico. Todo este material foi doado pelo Governo da Bahia como incentivo para a coleta seletiva em Itabuna.
“Estamos dando todo o suporte necessário para que os catadores possam ter condições dignas de trabalho, e a implantação da Central vai possibilitar a geração de emprego e renda para dezenas de famílias”, afirma Maurício Ramos Sena, gerente comercial da CVR.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
