Itabuna abre gripários para Influenza
A Secretaria de Saúde de Itabuna anunciou a abertura de gripários pediátrico e adulto para desafogar os hospitais. A cidade enfrenta um surto de gripe influenza em meio à pandemia de covid-19 e aos escombros da enchente que atingiu 40% do seu território no Natal.
O gripário pediátrico foi montado no Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), em frente à unidade principal do próprio Cemepi, na Avenida Nações Unidas, e começou a funcionar nesta terça-feira, com atendimento das 7h às 19h.
Já a unidade para adultos será instalada no ambulatório do Hospital São Lucas e passará a receber pacientes até o final desta semana, no mesmo horário. Além deles, a Santa Casa abriu um gripário na Rua Antônio Muniz nº 200, Pontalzinho, ao lado do escritório da Necrópole.
Com funcionamento inicial de 24 horas por dia, a unidade referência conta com uma equipe específica e já treinada para atender os casos relacionados ao surto de gripe H3N2, com médicos, enfermeiros, sala de classificação de risco, consultórios médicos, sala de observação e sala de preparo de medicação.
O médico infectologista Fernando Romero explica que “o gripário atenderá somente casos leves de gripe, sem complicações, como uma unidade auxiliar do pronto atendimento. Pacientes com diagnóstico de Covid-19, idosos ou com desconforto respiratório deverão ser encaminhados para o PA 2".
Não será necessário agendamento, ou seja, o atendimento é por livre demanda de pacientes sintomáticos. O infectologista ressalta que a manutenção das medidas sanitárias adotadas para prevenção do coronavírus também é eficaz para proteger contra a Influenza, e afirma que a gripe pode evoluir para complicações graves.
A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, afirma que os gripários dão suporte às unidades que estão com excesso de atendimentos e internações. “Na semana passada, em um único dia, a UPA-24 Horas, no Monte Cristo, realizou 400 atendimentos de sintomas gripais e atingiu 21 internamentos".
O aumento expressivo no número de pacientes com sintomas respiratórios levou a Prefeitura de Itabuna a montar um ponto de testagem para diagnóstico da covid-19 no térreo da Câmara de Vereadores, com atendimento às terças e quintas-feiras, das 8h às 15h.
A secretária explica que o diagnóstico da gripe se dá por exclusão. O paciente com sintomas respiratórios faz o teste da covid-19 e, se testar negativo, se deduz que o caso é de influenza H3N2, o outro vírus em intensa circulação no país.
Itabuna ainda contará com o Eu Saúde - Bahia Urgente, serviço de telemedicina operado pelo WhatsApp (31) 99674-7263. O paciente entra em contato e responde perguntas do prontuário eletrônico. No próprio bate-papo, ele será atendido por um enfermeiro, que avaliará a necessidade de ir a um especialista.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
