Ilhéus terá projeto industrial de pesca
O Governo Federal anunciou a assinatura do primeiro contrato de cessão de águas da União para instalação de uma piscicultura marinha em escala industrial. Ele foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, o secretário de Aquicultura e Pesca Jorge Seif Júnior, e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
A instalação será no litoral de Ilhéus, feita pela empresa Forever Oceans. A iniciativa contará com investimento internacional de US$ 60 milhões, com geração de 500 empregos diretos e indiretos. A vigência do termo de cessão é de 20 anos, renováveis por mais 20.
Vão ser produzidas, por ano, 16 mil toneladas de seriola, o peixe olho-de-boi, segundo Seif Júnior. A empresa Forever Oceans é diferente das normais. Ela tem como princípio a defesa do meio ambiente marinho, usando a tecnologia para criar peixes sem afetar o oceano.
A empresa usa um sistema de recirculação na criação de peixes, desenhado para operar em alto mar, com robôs controlados à distância. Um software especial detecta qualquer risco e reduz os custos operacionais. Tudo foi desenvolvido por engenheiros, biólogos, e especialistas em produção.
O Governo Federal já assinou 231 contratos de cessão de uso de águas da União. O número supera os 223 contratos publicados erm todos os 10 anos anteriores. A cessão possibilita a utilização dos mares para produção de peixes, promovendo a geração de emprego e renda no país.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
