HBR faz cirurgia inédita no sul da Bahia

O Hospital Beira Rio, em Itabuna, fez a primeira Cirurgia Endoscópica da Coluna Cervical do sul da Bahia. A paciente sofria de dores intensas, provocadas por compressão da medula, o que também prejudicava suas funções motoras e a sensibilidade.

A equipe responsável pela cirurgia foi formada por enfermeiros, anestesistas e cirurgiões, sob a coordenação do neurocirurgião endoscopista Cleber Candido. Em entrevista ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM, ele explicou que este tipo de operação é minimamente invasivo.

A coluna cervical é acessada através de uma cânula pequena, de poucos centímetros, com uma câmera endoscópica e canais por onde o cirurgião passa os instrumentos. A incisão na pele tem menos de um centímetro e as imagens internas são exibidas em um monitor.

Cleber Júnior contou ao apresentador do J7, Paulo Vicente, que a técnica já é consagrada há décadas nos grandes centros médicos, e usada com muitas vantagens, como pouca lesão no organismo, menor sangramento, menor risco de infecção, tempo de hospitalização e de recuperação bem mais curto.

Pós-graduado em Endoscopia da Coluna Vertebral pela Universidade de São Paulo (USP), com passagem por escolas da Alemanha, Cleber conta que as cirurgias de coluna são comuns no hospital Beira Rio, mas esta foi diferente por ser em uma região ligada à capacidade motora da paciente.

“Este feito na história da medicina regional só foi possível pelo envolvimento e comprometimento multiprofissional de toda a equipe do Hospital Beira Rio. Não é o trabalho de uma pessoa só. Este avanço científico tão somente reafirma a posição de vanguarda da nossa região no cenário científico".

15:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm