Giro de Esportes da Morena FM

A FBF aprovou o pedido do Barcelona de Ilhéus para mandar seus jogos na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, durante a primeira fase do Campeonato Baiano. Sem poder contar com o estádio Mário Pessoa, o time foi obrigado a encontrar outra sede.

O Barcelona trouxe bons jogadores, como Ramires e Vitinho, mas eles não puderam treinar a parte tática na pré-temporada por falta de campo adequado. O clube chegou a gastar do próprio bolso para ajeitar o gramado do Mário Pessoa para os treinos. O governo do estado prometeu grama nova em 2020 mas nunca cumpriu.

Na preparação para o baiano, o Barcelona teve que treinar em campos improvisados, onde até esterco de vaca tinha que ser retirado do gramado. Sem falar que não existem times no sul da Bahia para fazer amistosos na preparação. É um time de guerreiros lutando contra problemas extra-campo.

O Palmeiras precisou esperar 51 anos, mas finalmente venceu a Copa São Paulo de Juniores, goleando o Santos por 4 a zero nesta terça-feira. O destaque, mais uma vez, foi o garoto Endrick, de apenas 15 anos, que abriu o placar logo no início do jogo. Giovani fez o segundo gol e Gabriel Silva os outros dois.

Já filiado à Federação Bahiana de Futebol, o novo clube da Bahia começou suas atividades. É o SSA FC, referência à sigla do aeroporto de Salvador. Ele foi fundado pelo empresário Luciano Cortizo, tem mais de 100 jogadores e vai disputar o Campeonato Baiano sub-20 e sub-17 neste ano.

O São Paulo rescindiu o contrato com Vitor Bueno, que ia até o fim de 2023. Agora, o meia-atacante de 27 anos está livre no mercado, onde já teve conversas com um time japonês, que não avançou, e pode ir para Grêmio, Ceará ou Botafogo, que também fizeram sondagem.

Com passagens históricas por clubes como Santos, São Paulo e Atlético mineiro, o veterano Ricardo Oliveira, de 41 anos, vai voltar a jogar. O atacante foi anunciado pelo São Caetano, que disputa a segunda divisão paulista. Ricardo tem 377 gols e sua meta é chegar a 400. Ele é o segundo maior artilheiro do Brasil em atividade.

Técnico do sub-20 do São Paulo, o ex-jogador Alex mostra um balanço muito bom em seu primeiro ano como treinador. Ele conseguiu levar a equipe até a final do Brasileiro e à semifinal da Copinha. Alex diz que vencer é sempre bom, mas sua função principal é formar jogadores para o time principal, entregar o que o clube precisa.

No comando do sub-10 do São Paulo, Alex soma 48 jogos, com 29 vitórias, dez empates e apenas nove derrotas. Seus garotos fizeram 109 gols e tomaram 48. No Campeonato Paulista, o time foi eliminado nas quartas de final pelo Desportivo Brasil, no Brasileiro perdeu a final para o Internacional e na Copinha para o Palmeiras na semi.

A busca de reforços para o Botafogo, em sua fase de time rico, chegou ao exterior, onde ele tenta fechar a contratação do meia Óscar Romero, de 29 anos, que está livre no mercado depois de sair do San Lorenzo no meio do ano passado. A proposta de salário é boa e Óscar tem garantia de jogar sempre.

A Fiorentina pode ser o próximo time do atacante Arthur Cabral, que está no Basel, da Suíça. O time italiano fez uma oferta de 12 milhões de euros fixos e outros dois milhões de euros variáveis. O brasileiro é a principal opção da Fiorentina, diante da provável saída de Vlahovic.

A Copa Africana de Nações pode não chamar atenção pelo futebol, mas garante cenas incríveis. Nesta segunda, o lateral Alhadhur, de Comores, teve que assumir o gol porque o titular se lesionou e não havia outro no banco. Ele montou o número 3 na camisa usando fita adesiva e até fez boas defesas, mas seu time perdeu para Camarões.

Depois de uma novela arrastada, Martial deve finalmente sair do Manchester United e mudar de país, indo para o Sevilla, onde já era esperado para fazer os exames médicos nesta terça. Ele vai por empréstimo, sem custo para o Sevilla, que apenas pagará parte do salário anual de 5 milhões de euros.

No ano passado o Bayern de Munique perdeu David Alaba de graça para o Real Madrid, por não conseguir renovar o cotrato. Agora pode perder o zagueiro Sule, cujo contrato termina em junho. Se não renovar agora, ele pode sair de graça daqui a cinco meses. O jogador não pretende renovar e deve sair sem render um tostão.

Outro que está em fim de contrato e não parece disposto a renovar é o capitão do Chelsea, Azpilicueta, que chegaria de graça ao Barcelona. O time espanhol quer reforçar a equipe aproveitando justamente os jogadores que estão em fim de contrato, para não pagar a taxa de venda.

O técnico da Itália, Roberto Mancini, convocou os jogadores para um período de treinos, de 26 a 28 de janeiro, mas só chamou os que atuam na italia. Entre eles estão os brasileiros naturalizados João Pedro, atacante do Cagliari; Luiz Felipe, zagueiro da Lazio e Rafael Tolói, da Atalanta.

O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que rola de segunda a sexta, a partir das 18h40, na rádio Morena FM de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em www.morenafm.com

23:15  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm