Desabrigados têm dentista de graça

A Prefeitura de Itabuna fechou uma parceria com o Instituto Água Viva para prestar atendimento odontológico itinerante aos desalojados pela enchente do Rio Cachoeira. O serviço é levado para os abrigos e bairros desde a segunda-feira, começando pelos desabrigados que estão no Colégio Estadual ACM, na Mangabinha, e CISO.

O instituto usa uma van com consultório móvel completo, equipado e mantido por profissionais que atenderam 40 pessoas só nesta terça. A Secretaria de Saúde entra com os odontólogos e alguns equipamentos, mesmo com a perda dos insumos de odontologia durante a enchente.

O diretor de Odontologia de Itabuna, Pery Amorim, explica que são duas vans e, Itabuna. Uma está no Mangabinha, enquanto a outra, no Ciso. Elas vão visitar todos os abrigos e contam com toda a tecnologia odontológica para realizar cirurgias, restaurações, limpeza, urgências e remoção de dor.

Nas próximas semanas, chegarão outras vans à cidade. Com isso, será montado um esquema para que todos os abrigos recebam a assistência odontológica. Depois de atender aos desalojados, a Secretaria de Saúde vai usar os equipamentos para chegar aos bairros afetados pela enchente.

Criado em 2015, o Instituto Água Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua no sertão do Nordeste e se solidarizou com a tragédia no sul da Bahia. As vans passarão por todos colégios que abrigam vítimas da enchente, como o Modelo Luís Eduardo Magalhães e o CAIC Jorge Amado.

A secretária Lívia Mendes conta que muitas famílias ainda estão em abrigos e precisam, mais do que nunca, de cuidados. E a saúde bucal é essencial para evitar alguns tipos de infecção. Paulo Pedroza, do Água Viva, destaca que está fazendo atendimentos todos os dias.

"O instituto existe há seis anos em função de quatro pilares: educação complementar, saúde, esporte e geração de renda e é sem fins lucrativos. Atuamos em todo o Nordeste brasileiro promovendo essas ações. Com a enchente no sul da Bahia, buscamos estar inseridos para contribuir".

Morador no na Mangabinha, Jamisson Miranda Reis, 30 anos, foi uma das pessoas atendidas e aprovou a assistência. “O atendimento foi maravilhoso. Fiz uma restauração no dente. Na próxima semana, farei uma obturação. Gostei de tudo e também do kit para higiene,” afirmou.

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