Abertura de hospital lembra Dra Zina
Durante a abertura da Maternidade Otaciana Pinto, o prefeito Augusto Castro fez uma homenagem à pediatra Zina Macêdo, falecina no ano passado, dando seu nome a uma ala da enfermaria. A homenagem contou com a participação do esposo, médico João Otávio Macedo, e seus filhos.
Segundo Castro, a lembrança "é um reconhecimento aos serviços que, como médica, doutora Zina prestou à população de Itabuna, com dedicação, carinho e empenho". A nova maternidade será administrada pelo Instituto de Gestão Aplicada e terá 30 leitos para gravidez de baixo risco.
A Secretaria de Promoção Social vai fornecer enxovais às gestantes, garantir o transporte gratuito de volta para casa e o acompanhamento de assistentes sociais. Itabuna recebe pacientes de várias regiões do estado e vai atender pacientes de 7 municípios próximos que não possuem hospital.
Ele vai funcionar com atendimento espontâneo, sem necessidade de passar por uma central de regulação, desde que a gravidez seja de baixo risco. As outras serão encaminhadas para o Hospital Manoel Novaes, referência para partos de alto risco, pediatria e trauma.
Além de Itabuna, serão recebidas parturientes de Almadina, Buerarema, Floresta Azul, Itapé, Maraú, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória. Os outros municípios podem ser atendidos, mas terão que enviar as pacientes pela Central de Regulação do Estado.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
