Abastecimento de água está retomando
Todos os 59 sistemas afetados pelas chuvas na Bahia já foram reabilitados e o abastecimento de água está sendo retomado aos poucos em municípios do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Sul, Sudoeste e Extremo Sul. O único que ainda não foi colocado em operação é o de Caetanos, porque continua chovendo na bacia do Rio Gavião.
Uma força-tarefa com 500 pessoas foi mobilizada para recuperar os sistemas no menor prazo possível. Técnicos da Embasa também estão trabalhando para reconstruir as estações de bombeamento de esgoto de municípios do baixo sul, onde seis estações foram destruídas pela força da correnteza.
Os temporais provocaram avarias em equipamentos, rompimento em adutoras e redes distribuidoras de água, e impediram o acesso às áreas onde estão localizadas as estações de captação e de tratamento da Embasa, inviabilizando a manutenção imediata. As chuvas causaram ainda danos em redes elétricas.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) na BA-284, o trecho entre Itamaraju e Jucuruçu é monitorado para que os reparos sejam feitos imediatamente se houver novo registro de ocorrência. Os desvios provisórios nos kms 10, 17 e 30 precisaram ser construídos no mês passado, após a pista ceder.
Outra rodovia monitorada é a BR-489, onde foram implantados desvios provisórios nos kms 2, 13 e 15 entre Prado e Itamaraju em dezembro. A secretaria observa 9 pontes e pontilhões em sete regiões do estado. Os trechos são vias de acesso às cidades e distritos.
Eles foram danificados por rompimento de aterro ou porque o asfalto cedeu. É o caso das pontes que dãoa cesso a Itapitanga e Prado. O tráfego foi liberado em alguns locais e outros somente serão retomados após a execução de serviços.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
