UPAs 24h de Ilhéus estão sem médicos

Moradores de Ilhéus procuraram a imprensa para reclamar da falta de assistência médica na cidade durante o final de semana. Algumas foram de uma unidade para a outra sem conseguir ajuda alguma. Uma senhor contou ao blog Agravo sua peregrinação.

Ela, assim como várias outras pessoas, esteve no Pronto Atendimento da Zona Sul mas descobriu que o lugar estava sem médico no sábado. Uma pessoa que atendia mandou todos para a UPA 24 horas da Conquista, que ficou lotada de gente.

No domingo, nenhuma das Upas tinham médico e todos os pacientes foram direcionados para o Hospital São José, a única unidade de Saúde da cidade com médico. O problema é que as pessoas com sintomas de gripe, como febre e garganta inflamada, eram rejeitadas.

A equipe do Pronto Socorro do Hospital São José mandava todas para a Upa, onde deveriam fazer um teste PCR para Covid. Mas as duas Upas estavam fechadas por falta de pessoal. O Agravo ouviu da Secretaria de Saúde que a falta de médicos é real, mas novos profissionais estão sendo contratados.

A secretaria não informou quando este contrato será feito nem quanto tempo a população de Ilhéus vai ficar sem atendimento médico nos finais de semana. A situação é ainda mais grave porque os possíveis infectados com Covid, Influenza e H3N2 sequer passarão por testes.

17:35  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm